Assédio Sexual é Crime

Cliente: Prefeitura de Salvador

A gente abraçou essa campanha proposta pela Prefeitura Municipal de Salvador, com todo o empenho e seriedade. Afinal mexeu com uma, mexeu com todo mundo. E foi com referência a esse e outros tantos lemas que circulam nas redes sociais que criamos esse projeto de extrema importância para combater o assédio sexual contra as mulheres, principalmente dentro dos coletivos, mas também fora deles.

Apelando para a responsabilidade social e o respeito de todo o cidadão, reproduzimos algumas frases de impacto aplicadas em cartazes, segurados por uma mulher. A ideia segue a tendência das práticas em comunidades virtuais pelo compartilhamento de  sentenças, máximas, com ou sem imagens, que traduzem questões complexas da sociedade (memes).

Para completar a mensagem que visa mobilizar toda a população e despertar sua atitude, comandos como “Assédio sexual é crime” e “Denuncie 180 e 190 Ronda Maria da Penha” assinam, de forma clara, objetiva. Ou seja, não tem outra saída, a não ser agir.

Como argumento, também pesquisamos índices alarmantes de relatos sobre esse tipo de assédio nas grandes metrópoles como São Paulo, que  registrou um aumento de 850% de denúncias em 2016 (Estadão/março 2017). Tudo isso com o objetivo de  conter a ação dos infratores na capital soteropolitana, a fim de eliminar esse comportamento criminoso, que também se aplica a situações  fora dos transportes públicos.

A estratégia de mídia reforça o objetivo da comunicação, uma vez que é compromisso de todos denunciar e combater qualquer tipo de abuso ou violência. Assim, a maioria das peças foi voltada para as mídias de ampla visibilidade e alcance como, out of home, com placas de outdoor, outbus (frase que interage diretamente com a mídia), mobiliário urbano, cartazes e outros formatos em estações de ônibus/metrô, além do spot de rádio.

Ficha Técnica

Agência: Bahia Comunicação
Atendimento: Carol Dantas e Julianna Azevedo
Criação: Larissa Reis e Luisinho Moura
Diretor de Criação: Wanderley Gomes
Produção: Fabiano Lacerda e Mariana Santos
Arte-final: Murilo Leite
Revisão:Manuela Barreto
Produtora de áudio: Baunce
Mídia: Jadson Queiroz
Aprovação pelo cliente: Mateus Simões, Ana Luiza de Almeida, André Scher