Resumo

Em 2018 o maior evento do varejo depois do Natal teve um motivo especial para comemorar: a chegada das duas décadas de um formato de evento que se consolidou como modelo de sucesso em diversas capitais do país com uma evolução indiscutível. A Bahia Comunicação faz parte dessa história assinando as mais recentes campanhas de comunicação da Liquida Salvador e o jingle que virou um verdadeiro hino. Nessa edição foi apresentado um conceito que reafirma a importância dessa promoção para os soteropolitanos. A linha visual que mescla o retrô com a linguagem dos quadrinhos, da internet e do varejo destaca os prêmios e a mecânica de participação que impactam o amplo público.

Problema de Comunicação

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL Salvador) é uma associação de classe sem fins lucrativos, que busca aproximar os diversos segmentos varejistas para tratar de interesses comuns ao comércio. Como desafio de 2018, a CDL Salvador encontrou um cenário econômico e político instável, com o registro de maior inflação e aumento de preços de alimentos, combustíveis e transportes colocando em xeque as compras de outros itens como roupas, eletrônicos e eletrodomésticos. Além disso, o mercado sempre desaquece após o final do ano, seguido do período de início letivo e Carnaval.

Outro fator está na formação de consumidores nativos digitais e cada vez mais jovens que optam pelas compras virtuais. Segundo pesquisa Jovens Brasileiros: Consumo e Uso do Crédito, realizada pela CNDL e SERASA (2016), com jovens de 18 a 24 e adultos de 25 a 30, esse público demonstra preocupação com a associação dos itens consumidos à sua imagem e estilo de vida, além de estar cada vez mais preocupado com preço, economia e prática de consumo sustentável como empréstimo, troca, conserto de itens.

Dentre outros resultados, a pesquisa destaca que 85,6% dos entrevistados garantem que sempre pesquisam preço de tudo, 61,8% sempre pedem descontos em suas compras. Preferem roupas, calçados, perfumes/cosméticos, smartphones e lojas virtuais são o principal local de compra. Portanto o problema de comunicação está na renovação da imagem da Liquida Salvador, impactando um público jovem cada vez mais independente, conectado com as tecnologias, com poder de compra e preocupado com o presente e futuro, diante de um cenário econômico político e social com tantas adversidades.

Estratégia

Foram levadas em consideração as atuais tendências do varejo e do consumo associadas à tecnologia, escolha dos formatos publicitários e intensidade de veiculação em mídias recomendadas para campanhas do segmento. As cores vibrantes ganharam ainda mais vida com a participação de Liz Lucidi. A atriz soteropolitana interagiu de forma expressiva e entusiasmada, como uma personagem de quadrinhos indo de encontro com a estética dos HQs, geek e retrô utilizada na direção de arte para TV e todas as peças gráficas.

A marca da Liquida também ganhou um toque afetivo, a intervenção na clássica etiqueta com uma personagem retrô abraçando um coração ao lado do número 20 destaca a edição comemorativa e dialoga com o slogan da campanha: presente em nossas vidas. O recurso de mídia programática foi utilizado para impactar de forma segmentada os diferentes tipos de público da Liquida Salvador, na internet. Nas redes sociais foram adotados três pilares importantes em social media: conteúdo, conversação e o foco nos objetivos do negócio. Foram criados diferentes conteúdos para Facebook e Instagram, em parceria com as lojas que aderiram à Liquida com ofertas, dicas de consumo e informações úteis sobre, antes, durante e após o evento.

Além disso foram reforçados na comunicação os prêmios de alto valor (um Toyota Corolla, quatro Renault Kwid, quatro motos e dez smart TVs 49”) e a mecânica que estimula o consumidor a participar. Os patrocinadores, bandeira de cartão de crédito Mastercard e a empresa de transações com cartões, Rede, se uniram para oferecer mais chances de ganhar os prêmios dando cupons em dobro e em triplo e foi destacada a possibilidade de preenchimento automático dos cupons com o cadastro no site da promoção. A campanha teve veiculação em mídia exterior, rádio, TV, sites de notícias e redes sociais, além de ações em pontos de venda com material de apoio ao lojista.

Resultado

Assim como todos os anos, a Liquida Salvador aquece o mercado e promove real crescimento das vendas na cidade. Em 11 dias de promoção, reuniu 5,5 mil pontos de venda participantes, somando 600 milhões em vendas, um crescimento efetivo de 5,5%. Na internet, foram 51.015 visualizações de páginas no site da Liquida, com 44,78% dos acessos via links patrocinados e 69,08% das visitas de smartphones e tablets, além de 2.717.528 de impressões/visualizações de banners. Em mídias sociais da internet, foram 16.068 visualizações do vídeo no YouTube, mostrado para mais de 273.366 pessoas, 218.513 usuários alcançados no Instagram e 85.550 alcançados pelo Facebook. O projeto consolida-se também como um importante produto do varejo que tem seu reconhecimento nacional com a utilização do seu formato em mais de 16 estados e 186 cidades do interior do Brasil.